Configurando as Bibliotecas do XBMC (Bônus Controle Remoto) – Part IV

Olá pessoal!

Hoje teremos nossa última parte sobre o Raspberry Pi com RaspBMC.

Iremos configurar nossas bibliotecas no XBMC e utilizar o imenso poder dele para catálogo de filmes, seriados e músicas! Então mãos a obra!

Depois dos últimos tutoriais, já temos um XBMC mega completo, agora chegamos a tão esperada hora de organizar nossos arquivos. No meu caso, fiz uma seleção para vocês de Filmes e Seriados. No meu HD Externo deixei uma pastas exclusivas para cada um, até para facilitar em nossas configurações.  Então, mãos a obra:

Vá até o menu principal do XBMC , vá até a opção vídeos e depois clique em Files (Ficheiros). Uma nova janela se abrirá, e no último item, clique em Adicionar Videos:

Um novo prompt se abrirá, e você terá de preencher o caminho onde estão seus filmes, no meu caso foi /media/hdd/FILMES.  Ainda nesse prompt antes do botão OK você escreve qual o nome que ficará exposto no menu principal. Eu coloquei “FILMES” mesmo 🙂  Quando você clicar em OK, abrirá mais uma janela perguntando qual o tipo de conteúdo que possui essa pasta. Basta selecionar Movies e depois clicar em OK.  E as janelas não se cansam de abrir! Uma nova janela será aberta, e é justamente a da Libary Update, que pergunta se você deseja atualizar a pasta manualmente a primeira vez. Clique em sim. Depois de alguns minutos, vá até o menu principal do XBMC. Você encontrará um novo item chamado FILMES (isso mesmo, aquele que você criou no primeiro prompt aberto). E o resultado, fica na figura abaixo:

Capa, sinopse e artwork de todos os filmes que eu tinha nessa pasta. A configuração para seriados e músicas e é a mesma coisa que a anterior. Basta você apontar pra pasta de conteúdo, inserir um nome pro menu e depois informar qual o tipo de conteúdo tem naquela pasta. Veja abaixo como ficou meus seriados.

Inclusive os seriados ele organiza por Série, Temporada e informa até o nome dos episódios. Simplesmente fantástico. E o melhor, o Raspberry roda vídeos 1080p sem gargalar!

E se você acha que isso é bacana, o melhor é poder visualizar seu catologo utilizando um navegador Web: digite na barra de endereços: ip.do.raspberry:80 ou nome.doraspberry:80  e o resultado, abaixo:

 

E se você clicar no filme escolhido, ele já começa a rodar Xbmc. Que beleza não? Acha que acabou por aí? Agora vem o BÔNUS para você se livrar do mouse e teclado USB!


 

Utilizando Celular ou Tablet como Controle Remoto (BÔNUS)

Baixe o aplicativo oficial do XBMC Remote Control. Tem para iOS , Android e Windows Phone.

Hora de configurar. Clique em Add Host. Insira os dados de seu Raspberry os quais fizemos no primeiro tutorial. No campo IP, você também pode colocar o nome do equipamento. Feito isso, clique em FIND XBMC. Se ficar tudo azul, clique em SAVE:

 

Uma vez conectado, você tem disponível o catálogo e o controle remoto, dispensando o mouse e teclado. Prontinho, agora tudo está completo!

Dúvidas, críticas, elogios e sugestões, comentem! Depois farei um Post Resumo com o link dos Posts e um último Review!

Forte abraço!

Agora vou ali assistir um filminho 🙂

 

 

Anúncios

Sobre Auro Junior

Formado em Processamento de Dados e pós graduado em Gerenciamento de Projetos na Universidade São Judas Tadeu. Atuo no mercado de TI há 13 anos como Analista de Sistemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Me acompanhe no Twitter

Follow Auro Oliveira Junior on WordPress.com
%d blogueiros gostam disto: